1.
Faça uma relação, com pelo menos 10 números, que fazem parte de sua vida e que
são usados para contar, medir, ordenar fornecer uma informação ou um código.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Qual é o número natural que não possui sucessor?
________________________________________________________________
3.
Larissa foi para a casa de sua amiga Lili, lá tinha um karaokê no qual Larissa
conseguiu 8,0 pontos e Lili conseguiu seu sucessor par. Qual foi o número de
pontos que Lili conseguiu?
__________________________________________________________________
4.
Chiquinho tem 3 irmãos, Maria tem 5 irmãos e Camila tem o sucessor do sucessor
do número de irmãos de Maria. Quantos irmãos Camila têm?
__________________________________________________________________
5.
Classifique cada sentença em verdadeira ou falsa:
a) 8 é antecessor de
7.____________
b) 20 é o sucessor de
19.__________
c) 3 é o antecessor de
2.___________
d) 1 000 é o sucessor de
999._______
e) 1 000 000 é o sucessor
par de 999 998._________
f) 2 é o sucessor do
sucessor de 0._______________
g) 1 998 é o antecessor de 2
000.________________
6. Determine
a sequência de números indicados em cada caso:
a) Números naturais menores
que 4.___________________________________
b) Números naturais maiores
que 1 e menores que 9.______________________
c) Números naturais maiores
que 7.____________________________________
d) Números naturais menores
ou iguais a 10._____________________________
7. Em
um bimestre Marina obteve notas consecutivas, sendo que a menor nota foi 6.
Qual foi a maior nota que Marina obteve nesse semestre?
________________________________________________________________
8.
Determine, em ordem decrescente, todos os números de três algarismos diferentes
que podem ser formados com os números 1, 2 e 3.
________________________________________________________________
9.
Descubra o “segredo” de cada sequência numérica e escreva os quatro números
seguintes:
a) 2, 4, 6, 8,
...____________________________________________________
b) 2, 6, 10, 14,
...__________________________________________________
c) 15, 30, 45, 60,
...________________________________________________
d) 21, 24, 27, 30,
...________________________________________________
e) 141, 242, 343, 444,
...____________________________________________
10. Reescreva
o número 46 no sistema de numeração egípcio.
__________________________________________________________________
11. Reescreva
o número 22 no sistema de numeração romano.
__________________________________________________________________
12. Que
situação de numeração você achou mais interessante egípcia ou romana?
__________________________________________________________________
13.
Passe para o nosso sistema de numeração.
a)
MCMLXIII = ________________________________________________
b) XLIX
=_____________________________________________________
c) XXXIV =
___________________________________________________
d) DCLXXV
=___________________________________________________
14.
Escreva em algarismos indo arábicos:
a) O menor número ímpar com
quatro algarismos: ___________
b) O menor número com cinco
algarismos sem repetir nenhum deles : ___________
c) O maior número com cinco
algarismos, sem repetir nenhum deles : ___________
d) O maior número par com
dois algarismos : ___________
“Diferentemente do que
ocorre com outros materiais, a maior parte das latas de alumínio consumidas é
reciclada. Em 2004, o Brasil reciclou 9 bilhões de latas de alumínio, o
que representa 120 toneladas. Uma parte do material é recolhida e armazenada
por uma rede de aproximadamente 130 mil sucateiros. A outra parte é recolhida
por supermercados, escolas, empresas e entidades filantrópicas.”
Fonte: Abal (Associação Brasileira de
Alumínio)
Com
base no texto acima, quantas ordens e quantas classes tem o número destacado no
texto?
________________________________________________________________________________
16.
Escreva todos os números que obedecem às condições:
a) São formados por três
algarismos.
São formados com 6, 9 e 5.
Não há repetição de algarismo na
representação dos números.
________________________________________________________________
b) São formados por três
algarismos.
São formados por 0 e 1.
Há repetição de um mesmo algarismo na
representação dos números.
_____________________________________________________________
17.
Escreva em algarismo romano:
a) A data do seu aniversário.________________________________________
b) O dia de
hoje.___________________________________________________
c) O século em que
estamos._________________________________________
d) O ano em que você
está.__________________________________________
18. Arredonde
cada número que aparece nas informações abaixo:
a) O pico mais alto do mundo
é o Everest, com 8 848 m de
altura a
_____________________
b) A única construção humana
que pode ser vista do espaço é a Grande Muralha da China, com 3460 km de extensão. Apresente a
extensão dessa muralha no sistema de numeração romana e egípcia. ___________________________________________________________________________________
19. O
diâmetro do planeta Mercúrio é 4.878
km ; o do planeta Terra, 12.756 km ; o do planeta
Júpiter, 142.984 km ;
o de Marte, 6.786 km ;
e o de Vênus, 12.103 km .
Coloque esses números em ordem crescente.
_________________________________________________________________________________
20.
Escreva com algarismos:
a) O antecessor de seis mil e duzentos.
________________________________
b) O sucessor de nove mil,
novecentos e noventa e nove.__________________
c) O consecutivo de mil e
um._____________________________________
d) O consecutivo par de
duzentos e setenta e quatro.___________________
21.
Resolva a divisão de 912 por 38 e responda:
a) Que nome se dá ao número
912?_________________________
b) Que nome se dá ao numero
38?__________________________
c) Essa divisão é exata?
Justifique.___________________________
d) Qual é o quociente dessa
divisão?__________________________
e) Qual é o maior resto
possível dessa divisão?___________________
f) Qual é o menor resto de
uma divisão? ________________________
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
1.
Escrevendo seis números diferentes, sem repetir, com os algarismos 3, 2 e 5,
qual vai ser a soma desses números?
Cálculo Resposta
2.
Allana está juntando dinheiro para sua viagem de formatura. Ela já tem
guardados R$ 105,00. No seu aniversário, seu pai lhe deu uma nota de
R$
50,00, além disso, seus tios lhe deram mais R$ 155,00. Quantos reais ela já tem
para a sua viagem?
3. Hoje,
Lili, ao sair de casa, abasteceu seu carro com R$ 42,00. Chegando ao banco ela
pagou R$ 132,00 de conta de energia, R$ 80,00 de água e R$ 320,00 do seu cartão
de crédito. Quantos reais Lili gastou neste dia?
4.
Sara e Estela trabalham juntas, em um escritório. Estela ganha um salário de
R$ 1 650 e Sara ganha o salário de Estela mais
R$ 600,00. Qual é o salário de Sara?
5. No
sábado corri 1 200
metros . No domingo, corri 700 metros a mais que no
sábado.
a) Quantos metros corri no
domingo?
b) Quantos metros corri
neste fim de semana?
6.
Fernando tinha R$ 138,00 e gastou R$ 92,00. Ele ainda pretende pagar R$ 38,00 a Cássia.
a) Depois do gasto, com
quantos reais Fernando ficou?
a) Para pagar a Cássia,
faltou ou sobrou dinheiro? Quanto?
7. Em
uma gincana do colégio de Ana, a primeira equipe está com 1 320 pontos, a
segunda está com 900 pontos. Sabendo que a soma das três equipes é de 3 150, qual o total de
pontos da terceira equipe?
8.
Determine a soma entre 1 999 e o seu sucessor.
9.
Thiago está participando de um campeonato de basquete e já disputou três jogos.
No primeiro jogo ele marcou 36 pontos, no segundo ele fez 5 pontos a mais que
no primeiro e no terceiro ele fez o dobro dos pontos da segunda partida.
Quantos pontos Thiago fez nesse campeonato?
10.
Larissa recebeu seu salário mensal, que era de R$ 2 000,00. Neste mês ela teve
alguns gastos extras e lhe sobraram apenas R$ 238,00 reais no fim do mês. Qual
foi, no total, o gasto de Larissa neste mês?
11.
Descubra o valor do termo desconhecido.
a) 242 + a = 532 b) 624 – a = 288 c) a + 1 472 = 4 200 d) a – 25 800 = 68 000
12. Classifique em V
(verdadeiro) ou F (falso) e corrija as informações falsas.
a) Numa subtração em que o
minuendo é 58 e o resto é 23, o subtraendo é igual a 25. (___)
b) Numa adição em que uma
das parcelas é igual a 870 e a soma é igual a
c) Se em uma subtração o
minuendo é igual a 85 e o subtraendo é igual a 32, o resto é igual a 53. (___)
d) Ao subtrair 250 de 1 550,
obtenho como resultado 1 300. (___)
e) Numa adição a soma é
igual a 7 224, uma das parcelas é igual a 1 254 e a outra parcela é igual a 6
070. (___)
13.
Para resolver cada problema arme a expressão numérica de acordo com cada
situação abaixo:
a) Uma empresa tem 100
funcionários. O gasto com cada funcionário é de
R$ 690,00 (referente a salários) e mais R$
230,00 (de cesta básica). Qual o gasto total que a empresa tem com os
funcionários?
b) Ana coleciona selos. Ela
tem 5 folhas, com 12 selos cada uma; 4 folhas com 5 adesivos cada e mais 3
adesivos numa outra folha.
14.
Resolva a divisão de 912 por 38 e responda:
a) Que nome se dá ao número
912?_________________________
b) Que nome se dá ao numero
38?__________________________
c) Essa divisão é exata?
Justifique.___________________________
d) Qual é o quociente dessa
divisão?__________________________
e) Qual é o maior resto
possível dessa divisão?___________________
f) Qual é o menor resto de
uma divisão? ________________________
15.
Efetue as divisões e associe a cada uma delas a multiplicação correspondente.
a) 4 284 : 4
=___________________________________________________
b) 936 : 39
=____________________________________________________
16.
Efetue as divisões a seguir e verifique se elas são exatas ou não:
a) 150
dividido por 8. b) 625 dividido por 39. c) 1 248 dividido por 26.
18. Um
número natural é expresso pela expressão a seguir. Descubra qual é o valor do sucessor desse número. [100 : (4 × 8 – 27)] : (6 × 7 – 38)
19.
Qual é o número que divido por 22 tem por quociente 17 e o resto é o maior
possível.
LaryySouza
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